Criar uma rotina de estudos com horários definidos e conteúdos importantes pode ser um desafio para muitos estudantes, mas é uma tarefa muito importante para os que desejam alcançar uma boa nota nas provas da escola, vestibular ou até mesmo da faculdade. Por isso, é fundamental que esse hábito seja criado desde cedo.

Uma rotina de estudos ajuda na manutenção do conhecimento, além de ser uma boa maneira de revisar, fazer exercícios e se preparar melhor para as provas.

Porém, mais difícil que estabelecer horários para estudar é mantê-lo. É necessário criar o hábito de estudar para conseguir manter o cronograma e atingir os sonhados objetivos.

Como criar uma rotina saudável de estudos?

Ilustração de livros

Separamos algumas dicas para você conseguir criar a sua rotina de estudos sem muita dificuldade. Veja as sugestões:

• Defina horários

O primeiro passo é o mais importante, avalie o seu dia e veja quais são os horários que você já possui tarefas definidas e os horários que estão livres.

Agora defina os dias e horas que você irá se dedicar para cada assunto. Criar um calendário semanal pode te ajudar a visualizar e se organizar melhor para as suas obrigações.

Lembre-se de incluir momentos para descanso entre as horas de estudos, você precisa estar relaxado e descansado para absorver bem o conteúdo estudado.

• Procure um ambiente tranquilo

É importante que você tenha um espaço em sua casa que seja tranquilo, sem barulhos ou pessoas que possam te distrair. É fundamental manter o foco durante os momentos de estudo.

Além disso, opte por um local que te deixe confortável para facilitar a sua concentração.

• Defina o conteúdo

Uma boa dica e que facilita bastante na hora dos estudos é definir desde o início todo o conteúdo que será estudado e tudo que você irá fazer naquele dia.

Por isso, no final de semana você pode planejar todos seus conteúdos de estudos, revisões, mapa mental e atividades para serem realizadas naquele dia e horário estabelecido.

Você estará preparado. Irá começar sabendo todos os próximos passos a serem dados.

• Técnicas de estudos

Existem alguns métodos de estudos que são bastante utilizados e eficientes. Vale fazer uma pesquisa e analisar qual método você se adaptaria melhor.

Uma delas é a técnica Pomodoro, onde o estudante se dedica a uma tarefa por 25 minutos e depois realiza uma pausa por mais 5 minutos. Isso pode ser feito até a finalização dos estudos. Escolha a que mais combina com o seu ritmo e estilo de estudos.

Qual a importância de uma rotina de estudos?

Uma rotina de estudos é importante para ajudar o aluno a entregar um conteúdo com tempo e qualidade. Isso acontece porque ele não estará se preparando apenas três dias antes de uma prova.

Por exemplo, no caso do ENEM e de outros vestibulares, o aluno que seguir uma rotina de estudos desde o primeiro ano do ensino médio já estará mais habituado com os conteúdos específicos que serão cobrados no dia das provas.

Além de ser mais fácil o último ano por causa desse hábito adquirido anteriormente, também será mais tranquilo para ele.

Uma boa rotina de estudos aliada de pausas coerentes e um cronograma bem definido ajuda o estudante a iniciar o horário pontualmente, cumprir com o cronograma estabelecido e estar preparado para o dia desejado, mesmo com imprevistos pelo caminho.

Quer conhecer o nosso colégio? Entre em contato conosco através do número: (84) 3208-8081 ou através do Instagram (@colegioextensivo) e agende a sua visita!