Com menos de um mês para realização da edição 2021 do Enem, é comum sentir aquela insegurança de não dominar o conteúdo.

Porém, esse é o momento de respirar fundo para não perder o foco nos estudos e, consequentemente, tornar essa contagem regressiva mais assustadora do que ela é.

Dicas de preparação

Foto de menina estudando com livros e cadernos

A primeira dica de preparação é não se desesperar.

Pense no que já foi feito, e no que é possível melhorar até o dia da aplicação da prova.

Gerenciamento de tempo, ritmo de leitura, controle do nervosismo são pontos principais para conseguir administrar um exame extenso e trabalhoso como este. Com a ajuda das provas antigas, simule o tempo de resolução das questões, essa prática será útil para preparar sua saúde mental e física.

Essa é a hora de treinar, ao resolver questões o aluno capta o estilo da prova e consegue discernir seus pontos fortes e fracos.

Por isso, ao invés de tentar absorver muita teoria, preze por uma rotina mais intensa de exercícios, que vai te ajudar a revisar o que você conhece, mas ainda não domina.

A redação também requer uma atenção redobrada, é importante que você se atenha às revisões e pratique sua escrita pelo menos duas vezes por semana.

O que preciso estudar?

Foto de mão de aluno fazendo prova e preenchendo gabarito.

Nessa reta final, é preferível que foque em assuntos mais recorrentes das provas anteriores, pois adquirindo esse conhecimento básico, ficará mais fácil responder aquelas que você já tem domínio, adquirindo um tempo maior para as mais complexas.

Separamos assuntos importantes de cada área de conhecimento para te ajudar nos estudos.

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

– Crase

– Variações linguísticas (tipos de variação e conceitos de norma padrão e culta)

– Modernismo

Matemática e suas Tecnologias

– Porcentagem

– Análise de gráficos

– Equações e funções do 1° grau

– Análise combinatória

Ciências Humanas e suas Tecnologias

– Economia colonial brasileira

– Questões ambientais (principais problemas suas causas e efeitos)

– Geografia econômica mundial (capitalismo, indústria, globalização..)

– Análise do mundo do trabalho (antigo e novo)

Ciências da Natureza e suas Tecnologia

– Ecologia

– Fisiologia

– Programa de saúde

– Cálculos químicos com estequiometria

– Química orgânica

– Circuitos elétricos

Sem pisar no acelerador

É importante lembrar que não dá para relaxar e nem acelerar o ritmo de estudos nesse período. Mantenha o planejamento que você veio desenvolvendo até esse momento, manter o equilíbrio é sua prioridade nesse momento.

Não se esqueça de dormir e se alimentar adequadamente, essa prática vai te deixar mais descansado, alerta e criativo, preparando-o para chegar no dia da prova com muita inspiração.

Como você está se preparando para o ENEM? Compartilhe esse post! Para saber mais dicas, acompanhe o Colégio Extensivo no Instagram (@colegioextensivo)!