A leitura é essencial em qualquer etapa da vida de um indivíduo. É através dela que aumentamos o nosso vocabulário, repertório cultural, concentração, criatividade, responsabilidade, controle do tempo e potencial de argumentação, sendo primordial para resolver conflitos cotidianos e socializar com as pessoas e o mundo ao nosso redor. Nessa perspectiva, de acordo com Brito (2015), é cabível comparar a leitura a uma viagem: “Quando lemos um bom livro e nos deixamos ser transportados para uma realidade paralela, onde à medida que cada página é virada, o leitor é submetido a universo único, repleto de descobertas, encantamento e diversão”.

Além de todos os benefícios citados, o desempenho escolar também é notório em estudantes que possuem o hábito de ler regularmente desde a infância. Associar coisas que tornem o ato de ler prazeroso é um compromisso que deve ser ensinado desde cedo. Porém, por mais que saibamos da sua importância, está cada vez mais difícil fazer da leitura um hábito principalmente na vida dos jovens, pois, graças ao boom da tecnologia, os smartphones, TVs, e computadores acabaram deixando os livros em segundo plano. Pensando nisso, separamos algumas dicas de como trazer e instaurar isso na rotina, em casa ou na escola:

• Estabeleça metas

Estipular um limite ou quantidade de páginas a se ler diariamente ajuda o cérebro a ter vontade de sanar esse objetivo. Dedique um tempo somente destinado a leitura para cumprir o seu o propósito de 20, 30 ou mais páginas lidas e, quando perceber, estará lendo um livro inteiro semanalmente!

• Prefira assuntos do seu interesse

Para tornar o hábito de ler bem mais prazeroso, é interessante que você opte por começar por assuntos que tenha mais afinidade, para que a experiência seja prazerosa e não entediante. Romance, ficção científica, comédia e suspense são exemplos de gêneros que podem te ajudar a iniciar na prática.

• Faça da tecnologia a sua aliada

Além das plataformas atuais disponibilizarem ferramentas de leitura que tenham vários autores e obras, alimentar o costume de ler noticiários e jornais on-line diariamente é uma forma de se atualizar sobre a globalização e, de alguma forma, ler.

• Crie um ambiente propício para esse momento

Isso faz toda diferença para que haja concentração e fixação dos conteúdos lidos. Ambientes calmos, silenciosos e iluminados permitem menos distração e são mais propícios para a leitura. Pode ser um ambiente na sua casa ou frequentar uma livraria ou biblioteca da cidade.

A leitura influencia na sua jornada escolar, acadêmica e profissional e abre portas para um mundo de conhecimento. No Êxito, investimos em docentes que encontrem métodos de incentivo e desenvolvimento do hábito, tornando-o prazeroso e divertido para os alunos de todas as idades, oferecendo-os condições propícias para o aprendizado.
E você? Já possui o hábito de ler? Já parou pra pensar na importância desse ato na nossa vida?

Compartilhe esse post para que todos possam saber a relevância dos hábitos de leitura!