A cada ano estamos ainda mais preocupados com o meio ambiente e o impacto que causamos nele.

Os efeitos do aquecimento global são pontos importantes de partida para esses questionamentos de consciência ambiental. Com isso, surgiram diversas formas de amenizar os danos causados no planeta.

A pegada de carbono é uma maneira de conhecer e medir o impacto ambiental de cada cidadão. Vamos conhecer um pouco mais sobre o assunto?

O que é pegada de carbono?

Mulher observando o meio ambiente seco

A pegada de carbono é uma medida desenvolvida, por volta dos anos 1900, pelos pesquisadores William Rees e Mathis Wackernagel. Ela serve para calcular o impacto ambiental causado pelo ser humano.

Levando em conta que muitas atividades humanas diárias emitem grandes quantidades de carbono, o cálculo é feito para saber o volume total de gases produzidos por aquela pessoa. Porém, é comum que a pegada de carbono seja cálculo por:

  • Empresas
  • Eventos
  • Produtos
  • Organização Sem Fins Lucrativos (ONG’s)
  • Governos e prefeituras

Apesar de um único ser humano gerar emissões atmosféricas que causam o efeito estufa, os danos das grandes organizações repercutem mais no final.

Como é a sua pegada de carbono? Aprenda a calcular!

O cálculo pode ser realizado em diversos sites disponíveis na internet e são simples de utilizar. 

A Organização das Nações Unidas (ONU), dispõe de uma calculadora que leva em consideração características cotidianas, tais como a sua moradia, modo de transporte usado no dia a dia, estilo de vida, alimentação e desperdícios de materiais tecnológicos.

Calcular a nossa pegada de carbono é importante para identificar as emissões de carbono que afetam o efeito estufa do nosso planeta, com o resultado em mãos, você pode procurar maneiras de diminuir o seu impacto ambiental negativo.

Como eu posso reduzir a pegada de carbono?

Ilustrações de reciclagem

Um dos passos mais importantes é a vontade de mudar os seus hábitos. Depois de você ter feito e analisado os resultados do cálculo da pegada de carbono, basta procurar formas de amenizar os danos.

Mas como eu posso diminuir os impactos ambientais negativos?

  • Preferir alimentos orgânicos
  • Usar sacolas retornáveis
  • Busque reduzir o deslocamento com transportes que emitem gases poluentes, opte por transportes públicos ou bicicleta.
  •  Aposte em eletrodomésticos de baixo consumo
  •  Reduza a quantidade de resíduos: reutilize suas embalagens e recicle-as.  

Gostou desse conteúdo? Conheça o Colégio Extensivo! Entre em contato conosco através do número: (84) 3208-8081 ou através do Instagram (@colegioextensivo) e agende a sua visita!

Contatos

Compartilhe

Deixar um comentário

Artigos relacionados

Leia tudo em nosso blog