As festividades juninas costumam ser bastante esperadas no Brasil, principalmente na região nordestina.

O mês é recheado de tradições com músicas e comidas típicas. Além disso, é uma homenagem a Santo Antônio (13), São João (24) e São Pedro (29).

Mas você sabe ou já se perguntou como surgiu a Festa de São João? Leia até o final do texto e descubra!

Qual a origem da festa junina?

As comemorações começaram a ser feitas pela Igreja Católica na Idade Média. A intenção era substituir as festas pagãs realizadas pela população local para os Deuses.

Para isso, a Igreja passou a realizar festividades e denominar dias para seus Santos, para que a memória das pessoas fosse marcada pela lembrança da religiosidade.

Um exemplo disso, é que o dia 24 de junho era celebrado solstício de verão no hemisfério norte e à renovação da natureza. Porém, o cristianismo aproveitou as comemorações que já eram realizadas para substituir pelo dia do nascimento de São João.

O festejo costuma começar já na véspera do dia 24 e dura o dia inteiro para os cristões.

Qual o significado do São João?

Ilustração de São João

O Santo São João, segundo os registros católicos, nasceu no dia 24 de junho, sendo fruto de um milagre.

O seu pai era Zacarias e sua mãe Isabel, prima da Virgem Maria, desejavam um filho e com o passar do tempo as esperanças eram mínimas.

A Santa Isabel era estéril e idosa, mas as escrituras bíblicas mostram que um certo dia o seu esposo Zacarias recebeu a visita do Anjo Gabriel que anunciou a chegada de um filho para o casal e o seu nome seria: João.

A história possui um significado religioso muito forte por todos os empecilhos de Isabel conseguir dar à luz. Os cristãos consideram um milagre o nascimento de São João.

Além disso, São João Batista foi o responsável por batizar o seu primo: Jesus.

Como a festa junina chegou ao Brasil?

A festa junina no Brasil começou no século 16 e inicialmente era conhecida como Joanina, em referência a São João, somente depois de um tempo começou a ser chamada como é popularmente famosa hoje: Junina.

A tradição é uma herança não somente de Portugal, mas também de imigrantes que chegavam às terras brasileiras vindos de países cristianizados.

Em Portugal as comemorações são bastante populares. As homenagens, além de serem dedicadas para São João, São Pedro e Santo Antônio, como no Brasil, também são feitas para celebrar São Gonçalo.

A festividade nas terras portuguesas começa por São Gonçalo, sempre no primeiro final de semana de junho de cada ano.

Diferente do seu colonizador, no Brasil a festa junina incorporou os costumes dos povos Indígenas e afro-brasileiros. O São João brasileiro é recheado de tradições. Conheça as principais:

  • Comidas típicas 

  • Arraial 

  • Fogueira

  • Balões e fogos de artifício

  • Quadrilha

O São João Brasileiro costuma ser muito animado e divertido, principalmente com a presença das quadrilhas matutas e estilizadas.

Gostou desse conteúdo? Conheça o Colégio Extensivo! Entre em contato conosco através do número: (84) 3208-8081 ou através do Instagram (@colegioextensivo) e agende a sua visita!

Contatos

Compartilhe

Deixar um comentário

Artigos relacionados

Leia tudo em nosso blog