Vivemos em um período onde a tecnologia toma conta das nossas rotinas e, apesar de trazer diversas facilidades, é importante desconectar do universo virtual e levar as crianças para brincar ao ar livre.

Esse contato traz muitos benefícios para o desenvolvimento infantil, auxiliando para a formação de jovens mais conscientes, preparados para preservar e cuidar bem da natureza.

Descubra 3 benefícios do contato com a natureza na infância

Pai e filha brincando ao ar livre

O contato com a natureza na infância traz inúmeros benefícios para as crianças. Entre eles, destacam-se:

1- Aumenta a concentração

As brincadeiras, caminhadas e outras atividades ao ar livre contribuem para o aumento da concentração.

Segundo um estudo realizado pela Universidade de Melbourne, na Austrália, é nítido o papel dessas atividades para o aumento da concentração, sensação de bem-estar e qualidade de vida.

2- Estimula a imaginação e criatividade

A natureza proporciona uma imensidade de cores, cheiros e texturas, sendo uma fonte enriquecedora para estimular a imaginação e criatividade das crianças.

Esse contato expande as experiências sensoriais dos jovens e permite que elas embarquem numa jornada guiada pela curiosidade!

3- Melhora a qualidade de vida

O contato com a natureza nos dá a possibilidade de criar e ensinar brincadeiras muito benéficas para a saúde e desenvolvimento das crianças.

Durante as brincadeiras, elas perdem mais energia e, à noite, conseguem dormir melhor. Consequentemente, elas têm melhores experiências no ambiente escolar, se sentem predispostas a aprender coisas novas.

Além disso, as brincadeiras ao ar livre auxiliam na prevenção do sedentarismo e outros problemas relacionados que, unidos aos benefícios citados anteriormente, proporcionam uma melhor qualidade de vida para os jovens.

Leituras Recomendadas:

Quer conhecer o nosso colégio? Entre em contato conosco através do número: (84) 3208-8081 ou através do Instagram (@colegioextensivo) e agende a sua visita!