METODOLOGIA

A proposta de metodologia do Colégio Extensivo é alinhada ao cenário contemporâneo e estimula o estudante a se manter com uma postura de pesquisador por toda a vida. Esta proposta constrói um repertório de saberes e cria um aluno que consegue gerenciar o próprio aprendizado. Nos ancoramos em alguns valores e premissas:

• Problematização, investigação, pesquisa, experimentação e diálogo reflexivo: base para a construção de conhecimento científico e crítico.
  • Ambientes flexíveis de aprendizagem: espaços que respeitam diferentes ritmos e estilos de aprendizagem, com técnicas que utilizam o conhecimento prévio do aluno.
  • Aprendizagem colaborativa: efetivada por meio do equilíbrio entre atividades individuais e em grupo, presencial e virtual.
  • Metacognição: consciência por parte do aluno de sua forma de aprender. As estratégias e técnicas que lhe permitem construir significados e avaliar suas aprendizagens.