Você é do time que não aguenta ver um cálculo que já pensa ser impossível resolvê-lo? Mantenha a calma! Por mais que você sinta dificuldades para aprender matemática, é possível superar esse problema.

É comum encontrar alunos que afirmam odiar a matemática por não conseguir compreender a matéria. Antes de tudo, é preciso ter em mente que nem sempre vamos entender algo de cara, o que exige um pouco mais de prática, concentração e estudo.

Para te ajudar a enfrentar esse medo, confira algumas dicas que vão resolver essa questão de vez: embarque nesta viagem e aproveite a leitura!

5 estratégias que vão te ajudar a compreender a matemática

Ilustração estudando matemática

Com o caderno de anotações em mãos, hidrate-se e anote todas as dicas:

1- Analise e identifique suas dificuldades

Para resolver um problema, o primeiro passo é aprender a identificá-lo. Responda a seguinte pergunta: no que você sente dificuldade?

A vantagem da matemática é que ela nos apresenta resultados exatos, não existem dúvidas quanto a isso! Por isso, é necessário seguir uma linha assertiva durante os cálculos para que o resultado seja coerente.

Identifique em que momento você começou a sentir dificuldades e reforce os estudos a partir desse período.

2- Estude e entenda os conceitos

Para algumas pessoas, pode parecer que a matemática se resume apenas em cálculos, quando, na verdade, cada conteúdo detém um conceito próprio e fundamental na hora de solucionar as questões.

Estude os conceitos e se certifique de que os compreendeu corretamente.

É quase impossível resolver problemas sem entender o porquê e a contextualização por trás deles. Não ignore o processo!

3- Pratique

Agora que você identificou onde sente dificuldade, estudou e compreendeu os conceitos, é hora de praticar e vencer o medo!

Assista vídeos aulas, tire dúvidas com os seus professores, monte um grupo de estudos, faça anotações e, acima de tudo, pratique!

4- Construa um cronograma de estudos

Para facilitar esse processo, construa um cronograma de estudos para revisar determinados conteúdos e praticar matemática.

Uma rotina sólida é muito benéfica para aprimorar os estudos. Além disso, com a prática, você verá que, aos poucos, vai enxergar a matemática de maneira mais positiva!

5- Não se envergonhe por querer aprender!

Muitas vezes, os alunos sentem vergonha ao se depararem com determinada dúvida.

Se esse for o seu caso, tenha em mente que é completamente normal sentir dúvidas. Assim como alguns colegas de turma sentem facilidade em exatas, você pode dominar outra área, que é justamente onde outra pessoa possa sentir dificuldade.

O colégio é um ambiente para cultivar o aprendizado, não se sinta intimidado em aprender!

Quer conhecer o nosso colégio? Entre em contato conosco através do número: (84) 3208-8081 ou por meio do Instagram (@colegioextensivo) e agende a sua visita!