Ganhando cada vez mais espaço nos debates hoje em dia, a inclusão social tornou-se uma pauta em diversos âmbitos da sociedade. Pela importância da sua visibilidade, com o foco na educação como forma de inclusão, iremos falar um pouco sobre essa a temática aqui no blog do Extensivo.

O que é a Inclusão social?

Unidos em prol da igualdade e inclusão

A inclusão social é um termo usado para nomear medidas inclusivas que garantem direitos iguais a todos os cidadãos. Assim, possibilitando o acesso e participação dos indivíduos considerados excluídos da sociedade aos princípios basilares dos direitos humanos.

Isso é possível ao garantir que nenhuma pessoa seja “esquecida” ou negligenciada por conta da sua orientação sexual, deficiência, classe social, gênero ou cor da pele.

Inclusão social na escola

Professores e alunos juntos em busca da inclusão social na escola

Apesar de ser um grande desafio para as escolas, falar sobre a inclusão escolar é necessário. Principalmente por ser um espaço de desenvolvimento intelectual e social de crianças, jovens e adultos. Já que, normalmente, é no âmbito escolar que se iniciam e acontecem as interações sociais e o fortalecimento de amizades.

Devido a isso, se faz presente a importância em buscar e discutir sobre alternativas mais acessíveis para todos. Pois, a educação pode transformar as vidas dessas pessoas socialmente excluídas. Dessa forma, torna-se fundamental desenvolver processos de aprendizado igualitários para todos a partir de uma educação mais inclusiva e que “abraça” a diversidade de cada um.

O que a escola pode fazer:

• Manter a acessibilidade nos ambientes;
  • Ter uma educação humanizada que leve em conta as particularidades de cada indivíduo;
  • Valorizar a diversidade e a pluralidade de ideias e vivências;
  • Disponibilizar apoio psicossocial;
  • Ter um processo de aprendizado mais inclusivo;
  • Ações sociais internas que eduquem sobre inclusão;
  • Diálogos sobre respeito às diferenças;
  • Promover dinâmicas em grupo;
  • Reavaliar a metodologia de ensino vigente e promover mudanças significativas que façam a diferença.

Alunos Extensivo.

Por acreditarmos numa educação humanizada e igualitária, a inclusão social na escola é uma pauta indispensável no nosso dia a dia quanto ao ambiente de ensino.

No Colégio Extensivo, nos empenhamos constantemente para criar e reforçar espaços seguros de inclusão, a fim de integrar todos os que fazem parte da Família Extensivo.

Portanto, o nosso método de ensino, além de educar para o futuro, ensina os nossos alunos o respeito às diferenças que fazem parte da nossa sociedade. Afinal, como aquela música já diz: “ser diferente é normal”!

Gostou desse conteúdo? Não deixe de compartilhar! Aproveite para acessar mais conteúdos em nosso perfil do Instagram: @colegioextensivo