A leitura é fundamental no desenvolvimento pessoal dos alunos. Desde os primeiros anos de vida, ler é uma fonte de conhecimentos e estímulos para a imaginação.

O hábito da leitura, inclusive, é uma habilidade incrível que beneficia não apenas os anos escolares, mas toda a vida.

Nesse texto nós vamos discutir:

• Os maiores benefícios da leitura
  • Como estimular a leitura na infância
  • A leitura na adolescência

Benefícios da leitura

A leitura traz muitos benefícios para a mente, sendo uma poderosa ferramenta de estímulos cerebrais.

Confira alguns benefícios:

• Melhora a concentração;
  • Desenvolve o foco em atividades intelectuais;
  • Estimula a imaginação;
  • Inspira o desenvolvimento do senso crítico;
  • Melhora o vocabulário da criança e do adolescente;
  • Incentiva a criatividade;
  • Exercita a memória;
  • Encoraja o senso artístico, melhorando a escrita.

Como estimular a leitura na infância

Fotografia colorida de mão e filha lendo um livro juntas.

Uma criança, normalmente, pode não se sentir atraída por livros tradicionais e seus “blocos de texto”. Isso é normal.

Porém, é necessário que os pais estimulem os filhos com livros ilustrados, revistas e, principalmente, quadrinhos — os clássicos gibis.

E não tem problema que a criança leia e releia as mesmas coisas. Este comportamento repetitivo é um sinal de que a criança se sente segura ao consumir aquele material.

Outra dica é a leitura com acompanhamento de um adulto. Ler com ou para uma criança estimula a imaginação e pode ser uma porta de entrada para os livros.

Dica importante: as crianças precisam de bons exemplos, portanto, pais que leem no cotidiano estimulam o mesmo hábito nas crianças.

A leitura na adolescência

Fotografia colorida de uma pessoa lendo um livro.

Já para os adolescentes, é importante que eles saibam que a literatura vai muito além dos materiais didáticos cobrados na escola ou no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Os livros — sejam eles clássicos ou best sellers lançados recentemente — são oportunidades incríveis para viajar, viver outras realidades, estimular a empatia e muito mais.

Quando lemos na adolescência, podemos vivenciar outras vidas, outras perspectivas e mundos. Isso expande a mente para novos pontos de vista, favorecendo o desenvolvimento do senso crítico nas relações e decisões pessoais.

Se você não viu, fica aqui a recomendação de um post com dicas para criar um hábito de leitura mais constante.

Curtiu? Compartilhe esse post! Aproveite para falar nos comentários um livro que você leu e gostou! Vamos adorar as dicas de vocês!

Acompanhe o Colégio Extensivo no Instagram (@colegioextensivo)!