Uma das grandes preocupações com a quarentena é como será dado o retorno das aulas, ainda mais com a pandemia ainda em voga. Por isso, é válido falar a respeito do Programa Reinicie, uma parceira entre o SESI-RN e o SEBRAE.

Visando oferecer maior segurança no retorno às aulas para que todos os alunos e funcionários possam seguir normalmente com o ano letivo, o Extensivo acabou por ser o primeiro colégio privado a receber o selo de Bio Prevenção.

O que é o Programa Reinicie?

Extensivo é a primeira escola a receber selo de bio prevenção

O programa é executado com uma parceria entre o SESI-RN e o SEBRAE visa auxiliar escolar da rede privada do Estado a conseguir restabelecer as aulas, ao mesmo tempo em que atendem aos requisitos do protocolo de bio prevenção. O programa foi aderido por 105 estabelecimentos de ensino em 13 municípios do Rio Grande do Norte.

A primeira escola a receber o selo de Bio Prevenção foi o Extensivo, no dia 13 de agosto, demonstrando que possui total controle a respeito das normas de adequação que se referem à biossegurança do colégio. Para se ter uma ideia da eficácia do programa, a escola conseguiu passar pelas 3 fases com total sucesso.

Cuidados esperados

Extensivo é a primeira escola a receber selo de bio prevenção

Essa certificação tem como objetivo mostrar que, assim que estiverem autorizadas a funcionar, as atividades presenciais serão realizadas da maneira mais segura possível. As condutas observadas previamente asseguram que todos se mantenham longe do coronavírus e retomem, pouco a pouco, à rotina antes da pandemia.

Os cuidados esperados com a saúde devem ser estendidos tanto para os alunos quanto para os funcionários, permitindo que todos desempenhem suas atividades da maneira mais assertiva possível. Então, com todo o aparato necessário, em breve tudo estará funcionando com o máximo de efetividade.

O Extensivo, com base nas orientações recebidas dos técnicos, fez uma série de mudanças e adaptações para este momento, visando a retomada das atividades presenciais. O número de alunos por sala foi reduzido, as carteiras ficaram em locais demarcados com o distanciamento adequado e os corredores foram sinalizados.

Além disso, há uma série de cartazes com orientações sobre a prevenção. Os professores e outros colaboradores foram capacidades para que tenham total domínio sobre a nova situação. Inclusive, reuniões com os pais dos alunos foram marcadas para debater o tema.

Principal objetivo

Extensivo é a primeira escola a receber selo de bio prevenção

De uma maneira geral, o que se espera para o Programa Reinicie é que ele possa apoiar os empreendimentos, oferecendo a eles a estrutura necessária para organizar os processos internos e os protocolos. Assim, as medidas que asseguram a saúde de todos podem ser colocadas em prática.

Toda a campanha para reiniciar as atividades envolve capacitação, consultoria e ferramentas que facilitem a compreensão do “novo normal”. Cartilhas nas áreas comerciais, serviços, indústria e agronegócios também foram implementadas.

Gostou do artigo? Não deixe de compartilhar.