Nos últimos tempos, e especialmente com o momento em que estamos vivendo, temos ouvido falar muito sobre empatia. Em um mundo cada vez mais tecnológico e virtual, nos deparamos com uma situação que coloca a nossa humanidade e nossas relações sociais em jogo e nos faz repensar nosso papel na sociedade.

Enquanto nos vemos obrigados a manter distância física daqueles que amamos, também observamos a importância de nos aproximar e cuidar uns dos outros, pelo bem de todos. Por isso, solidariedade e empatia são as palavras-chave da vez.

Mas o que é empatia? 

De forma bem simples, ser empático é ter a capacidade de se colocar no lugar do outro. É saber ouvir e acolher suas ideias e adotar uma nova perspectiva para compreender uma outra realidade, com diferentes gostos, necessidades e dificuldades.

Considerando o momento atual de pandemia, ser empático pode fazer toda a diferença. Por ser um vírus com alta e rápida disseminação, ele acabou por reforçar a ideia de que “a união faz a força” e, assim, devemos agir visando o bem-estar de todos.

Lições de empatia com a pandemia 

Ao fazermos nossa parte adotando as medidas de higiene e isolamento necessárias, estamos não somente cuidando da nossa saúde, mas atuando em prol de todos ao nosso redor. Estamos nos preocupando com o próximo e exercendo a nossa empatia, mesmo que indiretamente.

Ainda que você não seja parte do grupo de risco, seguir as orientações de segurança e prevenção é uma forma de cuidar daqueles que são mais vulneráveis e que precisam da nossa solidariedade. Além disso, é a maneira mais eficaz de conter o avanço da doença.

Quando exercemos nossa empatia, também exercemos também o nosso papel de cidadãos conscientes e responsáveis, agindo colaborativamente por um mundo melhor.

Como posso ser mais empático(a)?

Pessoas, segurando, coração, e, mão, ícones Vetor grátis

Mantenha contato 

Em tempos de isolamento, cuidar uns dos outros é uma das melhores maneiras de combater o sentimento de solidão. Portanto, faça da tecnologia sua aliada para manter contato com os amigos e familiares distantes.

Seja gentil 

Ficar em casa o tempo todo pode ser estressante, mas tente manter a calma e evitar que esse sentimento controle suas emoções. Mesmo diante de uma crise, não podemos perder nossa bondade. Gentileza gera gentileza!

Ajude os outros 

Use o tempo em casa para estudar, descansar, aproveitar o tempo em família e também ajudar nas atividades domésticas. Ofereça apoio nos afazeres de casa e faça sua parte para manter tudo em ordem. Afinal, nosso lar nunca foi tão importante como agora, por isso isso é essencial cultivar um ambiente agradável para todos.

Faça a sua parte 

Siga as orientações de segurança e prevenção e fique em casa sempre que possível. Lave bem as mãos, use álcool em gel e, caso precise sair, não esqueça a máscara. Este é um momento difícil e atípico, mas se todos fizermos nossa parte, logo poderemos estar juntos novamente.

Como você tem praticado a empatia durante a pandemia? Conta pra gente nos comentários! Aproveite para ver mais conteúdos em nosso perfil do Instagram.

Sobre o(a) autor(a): Colégio Extensivo

Compartilhe

Deixar um comentário

Artigos relacionados

Leia tudo em nosso blog