Na maioria das vezes, temos receio de iniciar algo por acreditar ser difícil. Principalmente, quando estamos falando sobre situações que não temos conhecimento. Nesse caso, não seria diferente com a questão da educação ambiental em casa. 

Como dar o primeiro passo?

Hands cupping recycle save the environment campaign Free Photo

Quando você pensa em educação ambiental em casa, qual o seu primeiro pensamento? Antes de mais nada, isso não é um bicho de sete cabeças. Pequenas ações e hábitos relacionados ao meio ambiente já fazem grandes diferenças. 

O que fazer então? 

Environmental conservation in the garden for children. Free Photo

Desde desligar a luz do cômodo quando não estiver no ambiente, não desperdiçar alimentos, jogar o lixo no lixo, fazer a coleta seletiva corretamente e não demorar no banho. Essas são atitudes simples e amigas da natureza. 

Além disso, tais hábitos devem ser incentivados no dia a dia, principalmente quando estamos nas crianças. A educação ambiental deve ser iniciada já na fase infantil.

Nesse período, as crianças desenvolvem os aspectos cognitivos, além dos mentais, físicos e sociais. Sendo assim, um momento ideal para incluir novos conhecimentos, que serão levados e repassados para a vida toda.

Por que é importante fazer isso? 

Dessa forma, é possível formar cidadãos conscientes em relação ao consumo. Por isso, hábitos saudáveis e sustentáveis são tão importantes para as crianças, ainda mais quando estamos falando sobre a natureza. Para um futuro melhor, é necessário mudar o presente.

 

Curtiu? Compartilhe esse post! Para saber mais dicas, acompanhe o Colégio Extensivo no Instagram (@colegioextensivo)!

Sobre o(a) autor(a): Colégio Extensivo

Compartilhe

Deixar um comentário

Artigos relacionados

Leia tudo em nosso blog