Na maioria das vezes, temos receio de iniciar algo por acreditar ser difícil. Principalmente, quando estamos falando sobre situações que não temos conhecimento. Nesse caso, não seria diferente com a questão da educação ambiental em casa.
Como dar o primeiro passo?
Quando você pensa em educação ambiental em casa, qual o seu primeiro pensamento? Antes de mais nada, isso não é um bicho de sete cabeças. Pequenas ações e hábitos relacionados ao meio ambiente já fazem grandes diferenças.
O que fazer então?
Desde desligar a luz do cômodo quando não estiver no ambiente, não desperdiçar alimentos, jogar o lixo no lixo, fazer a coleta seletiva corretamente e não demorar no banho. Essas são atitudes simples e amigas da natureza.
Além disso, tais hábitos devem ser incentivados no dia a dia, principalmente quando estamos nas crianças. A educação ambiental deve ser iniciada já na fase infantil.
Nesse período, as crianças desenvolvem os aspectos cognitivos, além dos mentais, físicos e sociais. Sendo assim, um momento ideal para incluir novos conhecimentos, que serão levados e repassados para a vida toda.
Por que é importante fazer isso?
Dessa forma, é possível formar cidadãos conscientes em relação ao consumo. Por isso, hábitos saudáveis e sustentáveis são tão importantes para as crianças, ainda mais quando estamos falando sobre a natureza. Para um futuro melhor, é necessário mudar o presente.
Curtiu? Compartilhe esse post! Para saber mais dicas, acompanhe o Colégio Extensivo no Instagram (@colegioextensivo)!