Recentemente, pudemos aprender na prática o quão os recursos tecnológicos são nossos aliados: seja como ferramenta de trabalho, lazer ou estudo. Se com a nova geração houve mudanças  na rotina escolar, imaginem só o que a pandemia provocou! Tivemos que nos adaptar a uma nova forma de ensino e claro, proporcionar o melhor ambiente possível para os alunos. E para isso, precisamos de bastante interação. Aliás, por que ela é tão importante nessa ponte do ensino híbrido?

Pois ela consegue mesclar e simplificar as diferentes áreas do saber para otimizar a troca de experiências entre os alunos, professores e todos que compõem a equipe pedagógica. Mas como podemos ver isso na prática? Vem com a gente descobrir!

• Aprendizado lúdico

Nesse processo de aprendizagem, usar recursos tecnológicos para deixar a aula mais divertida, incentivar a interação entre os alunos e os temas estudados. O universo virtual consegue ilustrar de uma forma muito mais interessante coisas dadas em sala de aula. Por exemplo: que tal aproveitar as aulas de história para fazer uma tour online pelos museus mais famosos do mundo?

• Melhor relação com o virtual

Sabemos a importância de educar os jovens para conhecerem o lado bom e ruim da internet. E um aluno extensivo com certeza saberá usá-la ao seu favor! Por isso, ensine aos estudantes que a internet pode ser a extensão da sala de aula: ofereça plataformas de estudo, exercícios e leitura.

• Incentivo à leitura

Os livros estão sendo cada vez mais deixados de lado graças ao mundo online. Mas isso não quer dizer que a leitura seja jogada para trás! Atualmente, existem diversas bibliotecas digitais que conversam com as crianças e os jovens. É importante que o professor alie esses recursos aos assuntos ministrados e torne a aula online uma experiência única para quem está por trás das telas.

Compreender que a escola precisa dialogar com os estudantes é o primeiro passo para adotar recursos tecnológicos e lúdicos que promovam uma interação com eles e incentive-os a se dedicarem aos estudos. Podemos fazer da internet e plataformas digitais nossas amigas no ensino! E você, como tem se adaptado a esse novo cenário da educação?

O que você acha de usar recursos tecnológicos para ampliar os conhecimentos na sala de aula? Conte a sua experiência! Aproveite para acessar mais conteúdos em nosso perfil do Instagram.