A redação do ENEM com certeza é a prova mais temida entre os estudantes que irão realizar o exame.
Isso acontece porque ela sozinha possui a pontuação máxima de 1000 (mil) pontos que podem fazer toda a diferença na hora final de concorrer a tão sonhada vaga.
O gênero exigido é dissertativo-argumentativo. A redação deve seguir o formato com uma introdução, desenvolvimento e conclusão.
Pensando nisso, preparamos algumas dicas para você melhorar a sua escrita para a redação. Vamos ver quais são elas?
Escrever bem: faz diferença no final?
Pode não parecer tão importante assim durante a realização da nossa rotina diária, principalmente porque, na maioria das vezes, utilizamos a linguagem verbal para nos comunicar durante o dia.
Porém, quando falamos usamos alguns artifícios da nossa língua materna. Isto é, fazemos uso de gírias e contamos com a entonação da voz para dar sentido às nossas frases.
A diferença é que quando escrevemos, o leque de subjetividade para interpretações é imensa. Basta uma vírgula ou acentuação em lugares diferentes para que toda a frase passe a ter um sentido completamente oposto do desejado.
Então, como você pode melhorar a escrita?
Como melhorar a minha escrita?
Durante a preparação para a prova o estudante deve buscar maneiras de deixar a ansiedade de lado e se concentrar no mais importante para o momento: a rotina de estudos.
Estudar diariamente é importante para adquirir práticas que serão úteis na hora da prova.
Para auxiliar os estudantes, separamos 4 dicas para ajudar na melhora da escrita para a redação do ENEM:
1- Pratique!
Somente com a prática é que conseguimos obter melhorias em nossos resultados.
Por isso, pratique muito a sua escrita durante esse período. Pode ser escrevendo no formato do modelo da redação para o exame ou tópicos que você gosta, como: poemas, crônicas e resenhas.
Todo texto que você escrever, irá te auxiliar a melhorar pontuação, acentuação e até mesmo a aumentar o seu vocabulário.
2- Leia bastante!
Ler possui o mesmo efeito da prática de escrita.
Isso acontece por conhecermos palavras e termos novos. Além de conseguirmos ver maneiras diferentes de argumentações que podemos colocar em prática na hora da escrita.
3- Estude a Língua Portuguesa!
Sabemos que estudar gramática exige muito esforço, mas é fundamental dominarmos a língua em que somos criados, e isso só acontece quando estudamos e conhecemos as suas regras.
4- Peça opiniões
Quando escrevemos não notamos alguns erros básicos e é normal isso acontecer porque estamos tão acostumados com a nossa forma de escrita e com a linguagem da ‘internet’, que algumas coisas passam despercebidas.
Peça ajuda aos seus professores e colegas que você se sinta confortável para mostrar os textos que você está praticando.
Gostou desse conteúdo? Conheça o Colégio Extensivo! Entre em contato conosco através do número: (84) 3208-8081 ou através do Instagram (@colegioextensivo) e agende a sua visita!