A redação do ENEM com certeza é a prova mais temida entre os estudantes que irão realizar o exame.

Isso acontece porque ela sozinha possui a pontuação máxima de 1000 (mil) pontos que podem fazer toda a diferença na hora final de concorrer a tão sonhada vaga

O gênero exigido é dissertativo-argumentativo. A redação deve seguir o formato com uma introdução, desenvolvimento e conclusão.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para você melhorar a sua escrita para a redação. Vamos ver quais são elas?

Escrever bem: faz diferença no final?

Aluna com dúvida

Pode não parecer tão importante assim durante a realização da nossa rotina diária, principalmente porque, na maioria das vezes, utilizamos a linguagem verbal para nos comunicar durante o dia.

Porém, quando falamos usamos alguns artifícios da nossa língua materna. Isto é, fazemos uso de gírias e contamos com a entonação da voz para dar sentido às nossas frases. 

A diferença é que quando escrevemos, o leque de subjetividade para interpretações é imensa. Basta uma vírgula ou acentuação em lugares diferentes para que toda a frase passe a ter um sentido completamente oposto do desejado.

Então, como você pode  melhorar a escrita?

Como melhorar a minha escrita?

Aluna escrevendo redação

 

Durante a preparação para a prova o estudante deve buscar maneiras de deixar a ansiedade de lado e se concentrar no mais importante para o momento: a rotina de estudos.

Estudar diariamente é importante para adquirir práticas que serão úteis na hora da prova. 

Para auxiliar os estudantes, separamos 4 dicas para ajudar na melhora da escrita para a redação do ENEM:

1- Pratique!

 Somente com a prática é que conseguimos obter melhorias em nossos resultados. 

Por isso, pratique muito a sua escrita durante esse período. Pode ser escrevendo no formato do modelo da redação para o exame ou tópicos que você gosta, como: poemas, crônicas e resenhas. 

Todo texto que você escrever, irá te auxiliar a melhorar pontuação, acentuação e até mesmo a aumentar o seu vocabulário.

2- Leia bastante!

 Ler possui o mesmo efeito da prática de escrita.

Isso acontece por conhecermos palavras e termos novos. Além de conseguirmos ver maneiras diferentes de argumentações que podemos colocar em prática na hora da escrita.

3- Estude a Língua Portuguesa! 

Sabemos que estudar gramática exige muito esforço, mas é fundamental dominarmos a língua em que somos criados, e isso só acontece quando estudamos e conhecemos as suas regras.

4- Peça opiniões

Quando escrevemos não notamos alguns erros básicos e é normal isso acontecer porque estamos tão acostumados com a nossa forma de escrita e com a linguagem da ‘internet’, que algumas coisas passam despercebidas.

Peça ajuda aos seus professores e colegas que você se sinta confortável para mostrar os textos que você está praticando.

Gostou desse conteúdo? Conheça o Colégio Extensivo! Entre em contato conosco através do número: (84) 3208-8081 ou através do Instagram (@colegioextensivo) e agende a sua visita!

Contatos

Compartilhe

Deixar um comentário

Artigos relacionados

Leia tudo em nosso blog