Todos sabem que as crianças são curiosas por natureza. Como estão em uma fase de descobertas, elas adoram questionar e saber o porquê de tudo. Mas você sabia que toda essa curiosidade pode ser fundamental para o aprendizado dos jovens no futuro?

Após uma série de experimentos para descobrir o que acontece no cérebro quando a curiosidade é despertada, uma pesquisa da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriu que ela está intimamente ligada ao processo de aprendizagem das crianças, pois, além de preparar o cérebro, também pode tornar o aprendizado uma experiência mais prazerosa e efetiva.

Mas como estimular a curiosidade dos pequenos? 

Algumas das maneiras mais simples e divertidas para aguçar a curiosidade das crianças está nas brincadeiras. Estimular o contato com a arte e o meio ambiente ajuda os pequenos a aprender e descobrir coisas novas e estimular a expressão de habilidades e individualidades. Cozinhar com as crianças também pode ser uma boa estratégia pois desperta, além do gosto pela culinária, noções de responsabilidade, higiene, cuidado e autonomia.

happy episode 7 GIF by Fox TV

Outra forma interessante é utilizar desafios e jogos de perguntas e respostas para os pequenos em idade escolar. Além de ser uma brincadeira divertida, eles são estimulados a buscar por novas respostas e ampliar conceitos.

Este período de quarentena e isolamento domiciliar é uma ótima oportunidade para colocar essas atividades em prática e ainda aproveitar o tempo com a família de forma curiosa, criativa e produtiva. Que tal experimentar? Visite nosso Instagram para encontrar mais dicas!

Sobre o(a) autor(a): Colégio Extensivo

Compartilhe

Deixar um comentário

Artigos relacionados

Leia tudo em nosso blog