Em um mercado com tantas opções de carreira é normal ficar indeciso ou mesmo perdido sobre que profissão seguir. Se está chegando o momento dessa tomada de decisão, leia este artigo e procure seguir o passo a passo. Não existe fórmula mágica para encontrar a profissão ideal, mas essas dicas podem te ajudar a se orientar.

Primeiro é importante saber que apesar de ser uma decisão importante da sua vida, ela não é imutável. Pode ser que no futuro você descubra uma outra profissão que te deixe mais satisfeito ou que seja mais compatível com sua vida e isso não é um problema.

Vamos às dicas:

Conheça a si mesmo

Autoconhecimento é determinante para fazer uma boa escolha quanto aos rumos profissionais. É preciso que você se investigue e descubra quais são suas prioridades, que atividades você gosta de realizar e quais não gosta, qual a sua personalidade, quais são suas habilidades e competências, em que áreas você tem mais facilidade e melhor desempenho e também o que você vislumbra para o seu futuro.

Essa não é uma tarefa fácil e você pode contar com a ajuda de seus familiares, amigos e professores para te ajudarem a descobrir tudo isso sobre você. Coloque tudo em um papel para ficar registrado.

Investigue as profissões

profissões

Primeiramente, liste todas as profissões que são do seu interesse e pesquise sobre elas através da Internet. Busque sobre os possíveis cargos que esse profissional pode ocupar, em que tipos de espaço trabalha, qual a rotina de trabalho, a remuneração padrão, entre outras dúvidas que possam aparecer. Você também pode conversar com profissionais da área através de parentes, amigos ou fóruns/grupos da Internet.

Com essas informações você já deve ter eliminado algumas opções da sua lista. Agora, uma boa medida é consultar a grade curricular dos cursos que você deseja fazer, analisar as disciplinas e imaginar se é algo que deseja realmente estudar. Você pode visitar as faculdades e também participar de palestras na área.

Analise o mercado de trabalho

mercado de trabalho

Procure saber também sobre a situação do mercado de trabalho, vendo que profissões estão em alta e quais estão saturadas. Isso não deve ser determinante no seu processo de escolha, porque o quadro pode se alterar quando você se formar, mas pode ser um fator que auxilie esse momento.

Faça uma lista de prós e contras

prós e contras

Coloque no papel todas as coisas positivas e negativas de cada profissão. Esse velho recurso vai te ajudar a refletir e será muito útil no processo de escolha. Compare essas informações com aquela que você elaborou sobre você, seus desejos e prioridades. A partir desse balanço, você terá melhores condições de  escolher a profissão que mais tem a ver com o estilo de vida que você almeja.

Conseguimos te ajudar com esse post? Compartilhe com seus amigos e colegas de turma! Aproveite e siga-nos no Instagram para ver mais conteúdos: @colegioextensivo