É comum que os jovens sintam dúvidas na hora de escolher qual profissão seguir, principalmente ao se depararem com diversidade de opções de cursos.

Ingressar na universidade é uma decisão importante para o futuro, por isso, é necessário tomar cuidado e avaliar alguns aspectos antes de decidir qual curso você irá investir.

Para te auxiliar nesse processo, confira abaixo algumas dicas que vão te ajudar nesse processo!

Passo a passo para escolher a profissão ideal

Ilustração estudante escolhendo profissão

Para alguns estudantes, a escolha da profissão e curso surgem de maneira natural. No entanto, outros jovens podem se sentir inseguros nesse momento.

Confira o passo a passo para escolher o curso ideal para você:

1- Identifique os seus gostos e interesses

É muito importante que você escolha uma profissão que te faça feliz e que, de fato, combine com a sua personalidade

Mediante a isso, durante o seu dia a dia, identifique alguns dos seus gostos e interesses. Essa conversão pode te ajudar a observar profissões em que essas características se sobressaem!

2- Faça um teste vocacional online

Na internet existem diversos testes vocacionais que, com o auxílio de perguntas bem direcionadas, consegue captar cursos e profissões que mais combinam com sua personalidade.

Busque alguns questionários e observe bem os resultados, ele poderá te ajudar a dar um pouco mais de atenção a algumas opções!

3- Faça uma lista de profissões e pesquise sobre eles

Selecione os cursos e profissões com base nos seus interesses.

Em seguida, você pode reservar um tempo para pesquisar mais a fundo sobre essas opções e, aos poucos, destacar quais delas se adequam melhor às suas expectativas.

4- Faça uma lista de prós e contras de cada curso

Essa é uma etapa muito importante, pois, é o momento de começar a remover algumas opções de curso na lista, baseado nos prós e contras que você listou em cada um.

Para isso, faça perguntas como: Eu quero trabalhar com isso no futuro? É esse o profissional que desejo me tornar?

5- Analise o mercado de trabalho

A análise do mercado de trabalho pode ser feita durante o 4º passo, considerando quais profissões parecem promissoras e são valorizadas no mercado de trabalho.

Estar informado sobre a carreira em que você deseja ingressar é fundamental para fazer a decisão certa, e isso também implica nas oportunidades de emprego depois de formado.

6- Se puder, converse com profissionais da área

Antes de tomar a decisão, converse e escute a opinião de profissionais que estudam ou já atuam na área. Durante a conversa, tire as suas dúvidas e tente enxergar se as suas expectativas se encaixam com a realidade daquele curso.

Outra opção é buscar vídeos na plataforma Youtube, existem centenas de conteúdos tirando dúvidas e falando tudo sobre todos os cursos possíveis!

7- Essa decisão é sua!

Lembre-se: o seu futuro pertence somente a você! Leve em consideração as suas preferências e personalidade antes de escolher um curso.

Ouça os conselhos de outras pessoas sem anular quem você é e no que você acredita.

Leituras Recomendadas:

Gostou desse conteúdo? Conheça o Colégio Extensivo! Entre em contato conosco através do número: (84) 3208-8081 ou através do Instagram (@colegioextensivo) e agende a sua visita!