Voltar de férias não é nada fácil. Depois de um grande período livre de compromissos, é comum que o nosso corpo e mente percam o costume de manter uma rotina.

O início do ano letivo precisa ser realizado como um processo, sem nada forçado ou desgastante, para que estimule ainda mais o gosto pelos estudos. Saiba como facilitar esse retorno às aulas:

 

1. Compre seus materiais escolares com antecedência

Evite deixar essa tarefa para ser feita em cima da hora. A compra de materiais precisa ser algo prazeroso e tranquilo, afinal, se houver algum estresse você pode associar esse momento ao ano letivo que vai iniciar.

Escolha bem o que você deseja e lembre do custo-benefício. 

 

2. Programe o seu sono

É comum que durante o período de férias seu sono esteja um pouco desregulado. Sem uma rotina bem estipulada é possível acordar ou dormir em horários mais flexíveis, mas durante o período escolar você vai precisar ser pontual. 

Para que o seu corpo se acostume com os horários novamente, realize adaptações progressivas com no mínimo uma semana de antecedência para que você fique totalmente descansado:

  • Comece tentando dormir 30 minutos mais cedo a cada dia, até chegar no horário estipulado de um bom sono;
  • Acompanhando a rotina de dormir, também use alarmes com 30 minutos mais cedo para acordar até chegar no horário estipulado.

3. Organize o seu tempo

O planejamento é um dos melhores amigos da sua produtividade. Por isso, busque adotar uma agenda (física ou on-line) e coloque todas as atividades que você precisa fazer no dia para evitar entregas desesperadas.

Não deixe para depois o que você pode fazer hoje. 

 

4. Busque um ambiente calmo e organizado para estudar

Distrações devem ser evitadas nos seus momentos de estudo. Tente encontrar o espaço com menos barulho dentro da sua casa, e, se possível, deixe com uma estética que lhe agrade para que você se sinta totalmente à vontade.

Se você tem um quarto individual, essa pode ser uma ótima opção para ser o seu cantinho favorito durante o ano letivo!

 

5. Não esqueça do seu momento de lazer

Seu ano letivo não pode se basear apenas em estudos. Fazer atividades físicas e buscar momentos de lazer vão aumentar sua disposição, melhorar a qualidade do sono e ajudar a ter um foco maior nas atividades do dia a dia.

Escolha horários ideais dentro do seu planejamento para isso. Pode ser antes ou depois dos seus estudos. Conheça seu corpo: faça antes se você acha que as atividades físicas vão te deixar mais disposto(a), ou faça depois se você acha que elas vão te deixar cansado(a).

 

E você, já está se preparando para esse ano letivo? Compartilhe esse post! Para saber mais dicas, acompanhe o Colégio Extensivo no Instagram (@colegioextensivo)!

Contatos

Compartilhe

Deixar um comentário

Artigos relacionados

Leia tudo em nosso blog