O ensino da robótica está cada vez mais popular e o Extensivo não está longe dessa tendência que moldará o futuro. A robótica chama atenção por ter sido, por muito tempo, algo distante, mas isso não quer dizer que a mudança esteja chegando aos poucos no sistema educacional.

A robótica faz parte da Cultura Maker (Cultura da Criação, em tradução livre), que é uma das maneiras mais eficientes de gerar engajamento com as crianças no ambiente escolar. Através da prática, os professores podem ensinar além da robótica, programação básica.

Essas são as habilidades que o mundo precisará no futuro: pessoas com iniciativa e pensamento lógico que solucione problemas. A mentalidade de “faça você mesmo” é adquirida através da Cultura Maker, pois a base da metodologia é o princípio de que todos são capazes de criar, consertar, desenvolver, adaptar e construir. Fazer todas essas coisas utilizando os próprios recursos é importante para aprender fazendo as atividades.

O Colégio Extensivo tem uma visão de futuro: ser parte de um novo paradigma educacional. A partir deste objetivo, a educação é trabalhada para que forme um cidadão independente, ativo e consciente da própria realidade.

Temos uma parceria com a Robô Ciência, um importante aliado na educação através da robótica e aplicação da Cultura Maker no Brasil.

Enxergar o aluno como pesquisador permanente é acreditar na sua capacidade de crescer e construir o próprio conhecimento. Cabe à escola prover estímulos que enriqueçam a bagagem cultural dos alunos para que eles consigam ver o mundo de uma forma mais clara.

O Extensivo valoriza o potencial de cada indivíduo e incentiva os educadores a desenvolverem as capacidades dos alunos. Junto com a educação da sala de aula, proporcionamos condições favoráveis para a descoberta de princípios éticos. Esperamos que o mundo se torne um lugar cada vez melhor e mais eficiente.