O ENEM é o vestibular mais importante do Brasil, sendo sempre muito aguardado por todos os estudantes que desejam garantir uma vaga na universidade.

O preparo para a realização da prova é extenso, exigindo que os alunos demonstrem domínio na maior parte dos conteúdos estudados durante o ensino médio.

Nos acompanhe e descubra quais assuntos você deve dominar para gabaritar a prova de ciências humanas!

Com o cronograma de estudos em mãos: descubra o que cai na prova de humanas

Alunos estudando para prova

Apesar do ENEM sempre acabar surpreendendo os participantes com algumas questões, existe uma série de conteúdos que sempre marcam presença nas novas edições do exame nacional brasileiro.

Abaixo, separamos os assuntos dentro de cada disciplina. Confira:

História

Se a área de humanas for a sua favorita, é provável que você tenha um carinho extra por história. Correto?

Em relação ao ENEM, é importante que você reserve um tempo extra para estudar e dominar os assuntos da Primeira e Segunda Guerra Mundial, os conteúdos que marcam presença no exame desde a sua primeira edição.

Depois deles, o Segundo Reinado, Era Vargas, República Velha e Reformas e Revoluções se encontram no top 10 de assuntos que não ficam de fora do exame.

Além desses, você também deve demonstrar conhecimento dos fatos ocorridos durante e após o Regime Militar, Grécia e Roma, Idade Média e as Grandes Navegações.

Geografia

As questões de geografia abordam muitos problemas atuais enfrentados pela sociedade, como as Questões Ambientais, Globalização, Urbanização e Climatologia, por exemplo.

A Cartografia, Geografia Agrária e Relações Internacionais também não ficam de fora das questões do ENEM, não deixe de estudar esses conteúdos!

Filosofia

A área da filosofia que mais recebe destaque nas questões são as Teorias do Conhecimento, o que é bom, já que elas costumam ser muito abordadas em sala de aula.

Em seguida, você deve dar destaque a compreensão da Filosofia Moderna e Contemporânea, assim como o Nascimento da Filosofia. Outro ponto que deve ser ressaltado, é o conhecimento em relação ao pensamento de grandes filósofos, como é o caso de Aristóteles.

Sociologia

As questões da área da sociologia costumam ser bem voltadas para o cenário atual (Século 21), então busque ficar antenado aos assuntos relevantes relacionados ao Estado, Democracia e Política.

No geral, é importante que você estude a sociologia dos diferentes séculos, a relação entre Sociologia e Cultura, Religião e Sociedade.

Mantenha o foco: você já está quase lá!

Aluna estudando e se preparando para prova

Durante esse período de preparo e estudo, mantenha o foco, seja paciente e confie no seu potencial. Acredite, os bons resultados chegarão!

Faça simulados, converse com os seus amigos, tire dúvidas com os seus professores e continue firme em busca dos seus objetivos. Nós acreditamos em você!

Leitura Recomendada:

Quer conhecer o nosso colégio? Entre em contato conosco através do número: (84) 3208-8081 ou através do Instagram (@colegioextensivo) e agende a sua visita!