A prática esportiva oferece muitos benefícios para a saúde e desenvolvimento das crianças e adolescentes

Existem muitas atividades físicas que podem ser executadas pelos jovens, como o Karatê, um dos esportes mais conhecidos e populares no mundo.

Além de colaborar com uma série de benefícios para a vida dos jovens, a prática do karatê costuma ser reconhecida e indicada por psicólogos e endocrinologistas pediatras.

No que consiste a prática do Karatê?

Estudante praticante do Karatê

O Karatê é uma arte marcial que teve origem no Japão, desenvolvida como uma forma de autodefesa que não utiliza armas e outros objetos.

A prática desse esporte consiste, inicialmente, em posições de equilíbrio que, posteriormente, darão origem aos golpes nos adversários.

Durante o seu exercício, a respiração deve ser controlada, sendo bem comum que no momento do golpe, o carateca solte alguns sons e gritos especiais.

Existe uma grande variação de estilos e de escolas de karatê, sendo o kumite a mais comum entre os tipos. No kumite, há uma luta entre dois caratecas, com a duração entre dois a cinco minutos.

Cada estilo possui um valor de pontuação diferente, sendo atribuídos de acordo com os golpes e a parte do corpo que o adversário foi atingido. A evolução dos alunos é observada a partir de um sistema de faixas, seguindo a ordem: branca, amarela, vermelha, laranja, verde, roxa, marrom.

As aulas de karatê dividem os jovens baseado na idade e na faixa, possibilitando a prática igualitária e justa entre as crianças e adolescentes.

Quais são os benefícios do Karatê para os jovens?

Aluna do Extensivo praticante do Karatê

Entre os benefícios do Karatê para as crianças e adolescentes, destacam-se:

• Ensina sobre a importância disciplina;
  • Melhora a coordenação motora;
  • Aumento da autoestima, autoconfiança e concentração;
  • Auxilia o crescimento;
  • Promove o respeito e a boa convivência;
  • Ensina sobre a importância de sentimentos como: amizade, companheirismo e paciência;
  • Contribui para que o jovem tenha uma melhor postura;
  • Combate o sedentarismo;
  • Auxilia na inclusão e desenvolvimento do protagonismo;
  • Garante melhores resultados escolares.

Esses são benefícios muito importantes para o desenvolvimento dos jovens, visto que eles colaboram para a formação de características essenciais para toda a vida.

Com base em uma educação completa, os alunos do Colégio Extensivo têm acesso a prática gratuita do Karatê e outros esportes que auxiliam no desenvolvimento adequado das crianças e adolescentes.

O nosso objetivo é que os estudantes recebam o apoio e os estímulos necessários para avançarem a favor de um futuro repleto de realizações e boas oportunidades.

Quer conhecer a nossa escola? Entre em contato conosco através do número: (84) 3208-8081 ou através do Instagram (@colegioextensivo)!