Muito embora a ideia de poderes especiais esteja ligada aos super-heróis dos quadrinhos, existem algumas coisas que nós, humanos, podemos fazer para salvar o mundo. Por meio de atitudes sustentáveis para o dia a dia, conseguiremos reduzir a poluição e aumentar a expectativa de vida para o planeta Terra.

O tema sustentabilidade tem sido muito discutido, mais especificamente o seu contexto. No entanto, é necessário ir um pouco mais além para orientar as novas gerações a respeito do que pode ser feito para, pouco a pouco, melhorar o mundo.

O que são atitudes sustentáveis?

Atitudes sustentáveis

Environmental conservation and protection of our world

A sustentabilidade é uma capacidade de sustentar ou de conservar um determinado processo ou sistema. Sendo assim, o conceito de atitudes sustentáveis está diretamente ligado à maneira como preservamos a natureza e como podemos ajudá-la a se reerguer.

Sendo assim, as atitudes sustentáveis são aquelas que podemos levar adiante no nosso dia a dia, fazendo com que o planeta se torne um lugar melhor para vivermos. Com pequenos gestos que sequer percebíamos antes, conseguimos fazer uma grande diferença para a humanidade, melhorando-a cada vez mais.

Quais atitudes podem ser tomadas?

Atitudes sustentáveis

People sorting garbage into recycle bins

Sabendo que a preservação da natureza cabe a cada um de nós, é válido ressaltar que tudo poderá começar dentro da nossa própria casa. Quando assimilamos a ideia de que é preciso mudar para oferecer um ambiente melhor, enxergamos os nossos próprios erros e, consequentemente, passamos a evitá-los.

Por isso, abaixo você encontra algumas atitudes sustentáveis que podem ser tomadas no dia a dia.

Apagar as luzes

Durante o dia, a iluminação artificial não é necessária. A energia elétrica é proveniente das águas e, por isso, quanto mais gastos, maior será a quantidade gasta em sua produção. Então, não desperdice em momentos que não são necessários.

Cultivar plantas em casa

Na maior parte das vezes, quando compramos a nossa própria comida, sequer temos noção de onde ela vem. Por isso, para evitar que haja desperdício e a contaminação dos nossos organismos pelo exagero de agrotóxicos nos alimentos, cultivar frutas e temperos é uma ótima opção.

Andar menos de carro

Os automóveis, muito embora sejam necessários, emitem uma grande quantidade de gases poluentes. Então, evitar utilizá-los quando possível é uma boa ideia e atitude sustentável. Caso esteja dentro das suas possibilidades, adote uma bicicleta.

Reciclar

A reciclagem é uma boa maneira de evitar o acúmulo de lixos no meio ambiente. Quando conseguimos transformar um produto já utilizado em algo novo, conseguimos interromper o ciclo de resíduos na natureza e, assim, evitar que nossos mares e ambientes abertos fiquem corrompidos por resíduos que não são produzidos por eles.

Reutilizar a água da máquina de lavar

Se você possui uma máquina de lavar em casa, deve saber que ela demanda muita água. Diante do cenário atual, esse meio líquido é extremamente precioso. Então, sempre que puder, reutilize a água que é desperdiçada durante o processo de enxágue.

Evite utensílios descartáveis

A quantidade de plástico no meio ambiente, e principalmente no oceano, vem crescendo a cada dia mais. Além de demorar centenas de anos para se decompor completamente, o material ainda mata animais em seus ambientes e causa o entupimento de bueiros e “bocas de lobo”. Por isso, sempre que puder, dispense os descartáveis.

São pequenas atitudes no dia a dia que fazem com que o meio ambiente volte a ficar bem estruturado. Por isso, se estiver ao seu alcance, não deixe de dar essa pequena força. A natureza e os seres humanos agradecem! Confira mais sobre o assunto clicando aqui.

Envie este artigo para o seu amigo que também precisa saber mais sobre atos sustentáveis!

Sobre o(a) autor(a): Colégio Extensivo

Compartilhe

Deixar um comentário

Artigos relacionados

Leia tudo em nosso blog