O processo de Alfabetização Infantil é encantador, preenchendo os corações dos familiares de orgulho ao ver as crianças começando a identificar e escrever as letras do seu nome.

Estar presente nesse momento e estimular os pequenos no processo de alfabetização é muito importante para garantir o desenvolvimento infantil completo, colaborando para o surgimento da autonomia, habilidades e para um aprendizado ainda mais eficaz

Além de contar com um ambiente escolar acolhedor, é fundamental que os pais incentivem as crianças e caminhem ao lado dos pequenos no processo de alfabetização infantil.

Com foco nisso, listamos abaixo algumas atividades, jogos e ações que os responsáveis podem promover em prol do desenvolvimento infantil. Confira!

Descubra 5 atividades que contribuem para o processo de alfabetização

Criança lendo texto

1- Jogos lúdicos

Aprender brincando é uma ótima alternativa para as crianças, afinal, jogos e brinquedos cativam e prendem bastante a atenção dos pequenos.

Por isso, você pode criar jogos e adquirir brinquedos lúdicos como jogos da memória, caça palavras, jogo da forca e outros. Essas atividades apresentam novas palavras às crianças, estimulam o raciocínio lógico, leitura, escrita e a coordenação motora

2- Atividades de colorir e desenhar

Além de estimular a criatividade e imaginação das crianças, atividades de colorir e desenhar também podem ser usadas em prol da alfabetização infantil.

Você pode escrever pequenas frases incentivando o pequeno a desenhar alguma figura em específico e, até mesmo, entregar figuras de letras e números para que eles possam colorir. Essas atividades irão estimular a escrita e a leitura nas crianças!

3- Jogos para celular

A nova geração já nasce inserida no universo da tecnologia  e, para usar essa ferramenta em função do desenvolvimento infantil, você pode baixar jogos lúdicos indicados para a faixa etária do seu filho.

Basta procurar por jogos da memória, quebra-cabeças, jogos para colorir e outras opções que estimulem o raciocínio lógico das crianças. Tanto na play store quanto no app store existem categorias de aplicativos destinados ao público infantil!

4- Leia para o seu filho

A leitura é um hábito muito benéfico para as crianças, atuando a favor da construção de pensamentos e argumentos coesos e para o aumento do repertório da bagagem cultural, fala e escrita.

A família é o maior exemplo e referência comportamental para as crianças. Por isso, reservar um momento para ler para o seu filho é muito importante para cultivar e incentivar o hábito e a curiosidade da criança em ler livros.

5- Conte com um ambiente escolar acolhedor

Garantir que as crianças façam parte de um ambiente escolar acolhedor é muito importante para o processo de alfabetização infantil.

Um ambiente escolar completo é fundamental para que as crianças se sintam confortáveis e dispostas a ouvir, perguntar e aprender sobre coisas novas.

No Colégio Extensivo, nos baseamos em um laço de confiança entre os nossos educadores e responsáveis, colaborando para que os pais façam parte do processo educacional dos seus filhos e acompanhem os avanços dos pequenos.

Dessa maneira, construímos uma relação saudável entre a escola e a família, colaborando para o processo de alfabetização infantil, desenvolvimento e educação completa das crianças!

Leitura Recomendada:
 Robótica na Escola: uma ferramenta a favor da formação completa dos estudantes

Faça uma visita ao nosso colégio! Entre em contato conosco através do número: (84) 3208-8081 ou através do Instagram (@colegioextensivo) e conheça o nosso ambiente escolar!