Desde a pré-escola, somos acompanhados pelos professores. Eles são os principais pilares da educação e, principalmente, da formação de crianças, jovens e adultos. Todos nós, algum dia, passamos por eles, desde a aula de ciências até o ensino de arte ou literatura.

Cada um deles possui características distintas, que os torna especiais nos corações daqueles que aprendem. Seja aquele professor que faz piadinhas ou o mais sério, com uma didática impecável, devemos agradecer a cada um por nos ensinar sempre o melhor.

O professor na aprendizagem e evolução

Importância do professor

A sala de aula é um ambiente com o qual precisamos nos acostumar ao longo da vida. É por meio dele que assimilamos informações e aprendemos tanto as matérias acadêmicas quanto os valores da sociedade. A frente desse enorme palco, temos a figura do professor, capaz de expandir todos os seus pensamentos para que cheguem a quem os escuta.

A troca de conhecimento entre os dois lados, docente e discente, é de extrema importância. É a partir da experiência compartilhada que o aluno começar a ter uma consciência muito mais pura, um senso crítico desenvolvido e uma noção de vida ampla. Tudo isso se deve ao contato com um adulto experiente, disposto a ensinar.

Muito embora o professor seja uma única figura dedicada, ele ainda consegue dar conta do recado. Ministrar uma aula com várias cabeças pensantes em um mesmo ambiente é um verdadeiro desafio, mesmo que não o amedronte. O professor tem o poder de transmitir pensamentos com um único olhar.

Ao passo em que vamos amadurecendo, essa figura começa a nos ensinar conteúdos cada vez mais complexos, dando um prosseguimento para a evolução de nossas mentes. Ou seja, o processo de aprendizado se resume a uma constante evolução.

A figura em busca do conhecimento

Importância do professor

Mesmo que o professor esteja a frente, ensinando, transmitindo tudo o que aprendeu, ele ainda busca por mais informações para transmitir. A geração de estudantes está cada vez mais evoluída e exigente, então, cabe a ele conseguir entrar nesse mundo e adaptar seus métodos de ensino.

Por isso, é bem comum vermos professores sempre em busca de novas abordagens, tudo para deixar claro que ele pode e consegue ensinar dentro dos parâmetros da modernidade. O professor deve ser valorizado pelo seu esforço e, também, pelo papel que exerce enquanto educador, não importa a época.

Na maior parte dos casos, é até possível afirmar que essa constante busca seja, especificamente, para deixar os alunos cada vez mais confortáveis em sala de aula.

O professor como amigo

Importância do professor

Além de se mostrar uma figura de respeito e admiração, o professor também consegue exercer a função de amigo. Por muitas vezes, é ele que nos escuta, que se preocupa com o que estamos sentindo e, de todas as maneiras possíveis, tenta tornar o ambiente confortável para que possamos aprender e conviver.

Para uma pessoa que já está na universidade, ter amizade com um professor é um ponto bastante positivo. Isso soma muitos ganhos, seja pela proximidade com alguém com muitos anos de experiências ou simplesmente porque ele será um verdadeiro conselheiro para os momentos de dúvida.

Mesmo que várias eras cheguem, é indiscutível que a educação e a figura do educador são de extrema importância. Graças a ele, podemos ter maior conhecimento, ampliar os nossos horizontes e atingir os nossos objetivos, pessoais ou acadêmicos. O professor é aquele que busca sempre o melhor e, não suficiente, supera todas as barreiras das limitações.

—-

Muitos profissionais são importantes para a nossa formação enquanto seres humanos ou profissionais, mas, sem dúvida alguma, o professor é o mais importante. É ele quem nos ensina a pensar, a reagir e a questionar. Lembre-se: sem um professor, como você conseguiria aprender?

Gostou do artigo? Não deixe de compartilhar!