Alfabetização abre portas para o mundo dos saberes e da cidadania! Ela é um pilar fundamental para o desenvolvimento humano pleno.

A alfabetização consiste no processo de aprendizagem que resulta na aquisição das habilidades de operar números, de ler, compreender e escrever textos.

Com este processo os alunos adquirem ferramentas imprescindíveis para interpretar, criticar, ressignificar e produzir conhecimento.

Os aprendizados da leitura e da escrita são, portanto, precursores do desenvolvimento da criticidade e autonomia do estudante.

Se alfabetizar é o primeiro passo de um caminhar intenso de aprendizados, por isso é um processo tão importante. É interessante que ele ocorra até o segundo ano do Ensino Fundamental, para que a criança posso avançar com tranquilidade em sua trajetória estudantil.

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) de 2017, 7% da população brasileira com 15 anos ou mais é analfabeta. São milhões de pessoas que não sabem ler e escrever.

Essas pessoas possuem menos oportunidades, tanto profissionais, quanto pessoais, ficando à margem da sociedade. Por não saberem ler e escrever elas não têm acesso a informações básicas e  têm mais dificuldade de acessarem seus direitos. O analfabetismo é uma forma de exclusão social.

No Extensivo a alfabetização ocorre de forma lúdica, a partir de métodos e ferramentas interativas e divertidas, como jogos e momentos de leitura. Assim o processo de aprendizagem acontece de forma significativa para o aluno, sendo mais efetivo.