Mais do que nunca, a importância da escola na vida das crianças e adolescentes está em pauta. Por conta da pandemia, o ambiente escolar mudou um pouco. Com a necessidade de adaptação da rotina, a forma de educar também foi adaptada para atender as novas demandas. Contudo, o que não muda é o papel da escola no desenvolvimento de cada ser humano.

Qual o papel da escola?

Para além dos conhecimentos desenvolvidos dentro da sala de aula, a escola representa um papel importante na formação social, intelectual e psicológica do ser humano.

Os valores e competências ensinados na escola são levados para vida toda. Por isso, a partir da educação, a construção do senso crítico do estudante torna-se uma responsabilidade ainda maior.

Escola como espaço de convivência

cidadania na escola

O ambiente escolar, desde o Ensino Infantil até o Ensino Médio, proporciona um espaço de interação social. Não é algo que concentra-se apenas na sala de aula, mas nas relações na escola como um todo.

Dessa forma, ao conviver com pessoas e pensamentos diferentes, o indivíduo consegue compreender melhor conceitos como respeito, igualdade e empatia pela diversidade, por exemplo.

Escola e família

Alunos Extensivo

Aliada à escola, a participação da família contribui ainda mais na formação do cidadão. Em outras palavras, a parceria escola e família é importante para todos que estão nesse processo de aprendizado, e, para o futuro também.

O diálogo e integração entre as duas partes gera confiança. Nesse sentido, com uma relação mais saudável, é possível ter crianças e adolescentes mais envolvidos com a escola, com a família e com o mundo.

Você quer saber mais sobre o Extensivo?  Compartilhe este conteúdo e siga-nos nas redes sociais: @colegioextensivo