A participação dos pais na educação dos filhos é essencial para o bom desenvolvimento da criança ou do adolescente. Casa e escola são espaços complementares que juntos transformam o indivíduo em todos os seus aspectos. São esses ambientes, em trabalho conjunto, que preparam o sujeito para a vida.

A aprendizagem da criança e do adolescente fica bem mais fácil se seus pais ou demais responsáveis forem ativos nesse processo. Isso ajuda o jovem a criar segurança, autoestima e confiança, elementos importantes para o desenvolvimento de sua inteligência emocional e para seu rendimento escolar em sua totalidade.

São ações importantes, portanto, criar vínculos mais estreitos com seus filhos e também ter uma boa relação e comunicação com a escola. Para isso vamos apresentar algumas dicas que os pais podem seguir e assim melhorar essas convivências.

Se informe

Esteja conectado com a escola, leia os recados e comunicados que recebe. Acompanhe a agenda e o calendário escolar do seu filho. Tenha um canal aberto com a escola para fazer suas críticas e elogios, tirar dúvidas e sugerir melhorias.

Converse com seu filho sobre a escola

Esse pode ser um momento importante de conexão de você com seu filho. Ele se sentirá importante e que a escola é um espaço relevante para a família. Estimule que ele conte sua rotina e os acontecimentos da escola. Isso também será importante para avaliar seus relacionamentos e precaver conflitos e violências, como o bullyng.

Participe das reuniões escolares

As reuniões são espaços importantes do relacionamento família-escola. Nele você poderá saber melhor o desempenho do seu filho, onde ele está tendo dificuldades e que estratégias adotar para ajudá-lo.

Ajude nas atividades escolares

Ajudar nas tarefas extra classe não significa fazer os exercícios pelo seu filho, mas se mostrar a disposição para ajudá-lo. Ajude-o, por exemplo, a criar um espaço adequado de estudo, silencioso e ordenado. Ajude também a criar um cronograma e rotina de estudos. Se você não sabe o conteúdo da lição, não se desespere, os livros didáticos são seu melhor apoio e a Internet também pode auxiliar e muito. Não se envergonhe, pelo contrário, mostre ao seu filho que o processo de aprendizagem nunca acaba, é contínuo,

Participe dos eventos escolares

Os eventos escolares são momentos ótimos de se aproximar do seu filho, de seus amigos e da comunidade escolar como um todo. Seu filho certamente irá ficar feliz de te ver participando ativamente desses momentos, como feiras científicas, festas e competições esportivas. Como dissemos, aproveite a oportunidade para conhecer os amigos dos seus filhos na escola. Esse é outro grupo importante de socialização do seu filho e é importante que eles tenham você como referência.

Tenha momentos de lazer com seu filho

Leia com seu filho, brinque, pratique esportes, jogue com ele… Compartilhe atividades lúdicas e de diversão com ele. Crie uma conexão de amor e afeto com seu filho.

Conseguimos te ajudar com esse post? Compartilhe com outros pais e mães! Aproveite e siga-nos no Instagram para ver mais conteúdos: @colegioextensivo